São Francisco do Brejão - ADMINISTRAçAO

ACT é aprovado pela plenária de servidores com a presença do prefeito Adão Carneiro

São Francisco do Brejão/MA – A Assembleia Geral para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos (SINTESPUBRE), na tarde desta terça-feira (24), durou média de quatro horas de discussão, dúvidas, esclarecimentos. Mas no final o Acordo foi aprovado pela plenária.

Um fato destacado por funcionários, diretores do Sindicato e pessoas alheias ao processo que estavam acompanhado a assembleia foi a inédita presença do gestor municipal discutindo e ponderando junto à todas as categorias de servidores.

Em sua fala, o prefeito Adão Carneiro disse “companheiros, eu fiz questão de vir aqui e trazer junto todos os nossos secretários, nossos assessores técnicos, para de forma democrática, responsável e consciente chegar a um acordo que seja bom para todos. Por mim, eu daria 10% aumento para todos. Mas a realidade e números oficiais não permitem. Mais iremos chegar ao limite do que é possível”, concluiu.

Reajuste

A contraproposta enviada pelo Executivo ao Sindicato foi de 1,81% para todas as áreas. A plenária sugeriu ao prefeito que pudesse rever esse percentual. Momento em que o chefe do executivo disse “nem vou perguntar nada ao jurídico e contador, vou fazer algo aqui por conta própria: vamos arredondar em 2%. Infelizmente para este ano não será possível cedermos mais”. O gestor também destacou que todos lembrassem das concessões e conquistas de 2017. E que fica a torcida para que 2019 as condições sejam melhores.

Outros benefícios em destaque

Algumas categorias que tem o salário mínimo como base já recebiam 10% de gratificação indexada ao salário. Outras não. Porém o atual Governo concedeu o benefício para todos os que se enquadram neste quesito.

Também havia diferença salarial entre Auxiliares de Administração e Assistentes Administrativo. Sendo que ambos servidores fazem o mesmo serviço. Agora, os salários foram equiparados.

Outras demandas

Além do reajuste, o ACT tinha mais de vinte outras cláusulas. Sendo que o conjunto das cláusulas foram aprovadas. Ou seja, o Acordo foi aprovado em sua totalidade.

[ASCOM/PMSFB]