São Francisco do Brejão - EDUCAçãO

Prefeito Adão Carneiro dá posse aos novos conselheiros do FUNDEB

São Francisco do Brejão/MA – Os novos membros do Conselho Municipal do FUNDEB, ligado à Secretaria de Educação (SEMEDH), foram empossados pelo prefeito Adão Carneiro na manhã desta quarta-feira, 04, na sede da Casa dos Conselhos, na Rua 7 de Setembro, centro. O mandato é de 2 anos.

Presentes

Além do chefe do executivo municipal, estiveram presentes no ato, os secretários professor Carlito Taveira (Educação), primeira-dama Luzia Carneiro (Assistência Social) e Magno Siqueira (Cultura/Gabinete), além de técnicos da SEMEDH.

O Conselho é formado por representantes dos alunos, pais de alunos, diretores de escolas, professores, Conselho Tutelar (CT), Conselho Municipal de Educação (CME), Poder Executivo Municipal e secretários escolares.

Conforme mencionado pelo secretário Carlito Taveira, o Conselho do FUNDEB tem por incumbência, fiscalizar os recursos da Educação, onde e como são aplicados. “O Conselho contribuiu muito com a gestão: orientando, participando, junto com o governo, para administrar melhor os recursos que estão diretamente relacionados a melhoria do ensino público no município”; complementou o secretário.

Maria dos Reis, professora e ex-secretária municipal de Educação, que é suplente no Conselho, diz que é muito interessante a transparência com que estão tratando a questão, a legalização dos conselhos, com a participação da sociedade, com as classes, feito tudo às claras, com portas abertas. Ela finalizou sua intervenção dizendo que a gestão ganha pontos com essas atitudes.

“Nossa meta de trabalho é essa: com transparência e diálogo. Estamos organizando todos os conselhos. Fazendo tudo junto com a sociedade. Até para que não fique dúvidas em relação ao tratamento com os recursos que entram no município. Pois os conselhos são legítimos e são fiscais, representando a sociedade, para que saibam o que a gestão está fazendo, e nosso objetivo é fazer o certo. Fico feliz, por exemplo, com comentários como o da ex-secretária Maria dos Reis, por que vem de alguém que sabe das dificuldades da administração pública e percebe em nós a vontade de fazer o certo”, enumerou o prefeito Adão Carneiro.

Composição do Conselho

O conselho ficou com a seguinte composição: Elda, Edeuzangêla, Diana Teixeira, Deusilene, Francisco Carlos, Valteir, Gelsa Gonsalves, que foi eleita vice-presidente, e Andreia Cristina, representante dos pais de alunos, eleita presidente do Conselho. Além destes, tem os suplentes, Erlane Santana, Hodania, Maria dos Reis e Gisele Ferreira. [ASCOM/PMSFB]