São Francisco do Brejão - ASSISTENCIA SOCIAL

Secretaria de Assistência Social realiza 8ª Conferência

São Francisco do Brejão – Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou sua VIII (oitava) Conferência municipal, nesta sexta-feira (21), no auditório da Escola Municipal Tobias Barreto.

Para a secretária Luzia Carneiro trata-se de um momento muito importante, pois é quando poder público e sociedade civil organizada se reúnem para discutir e definir metas e políticas públicas, para a população, em especial para os que mais precisam.

O evento contou com a colaboração da conferencista Márcia, e foi prestigiada por todos os secretários municipais, diretores das escolas, vereadores (Ana Quitéria, Claudian, Fogoió Lira e Cristina Figueira) e pelo prefeito Adão Carneiro, que desejou boa sorte a todos e disse estar feliz por poder, como chefe do executivo, contribuir para esta importante ação, que são as conferências.

A plenário ouviu atentamente a leitura do Regimento Interno e aprovou-o. Em seguida teve a palestra magna “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

À tarde foram formados quatro grupos, para produzirem as propostas, que posteriormente ser votadas (e aprovadas) pela plenária. Os temas foram: (1) A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, (2) Gestão democrática e controle social: lugar da sociedade civil no SUAS, (3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e (4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A presidente do CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social), Terezinha Santos, avaliou como positiva a realização da conferência e deseja que as propostas eleitas sejam postas em prática. [ASCOM/PMSFB]

Mudança se faz com trabalho | www.saofranciscodobrejao.ma.gov.br