São Francisco do Brejão - SAUDE

Governo Municipal entra na luta contra as drogas

São Francisco do Brejão – Foi aprovado na última sexta-feira pela Câmara municipal, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Nº 016/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “cria” a Lei de Políticas sobre Drogas.

Entre outros, a Política visa prevenir o uso indevido de drogas, fazer a reinserção sociais de usuários de drogas e dependentes de substâncias químicas, repressão ao tráfico de drogas, no âmbito do município.

Para isso será criado o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPD), que será constituído com representantes do governo municipal e entidades civis, religiosas, associativas e sindicais.

Construir uma nova política sobre drogas é imprescindível para reverter o quadro atual de violência que atinge, principalmente, a juventudes. A população jovem é um dos segmentos mais expostos às consequências do proibicionismo, da repressão e da criminalização do uso, características que estruturam o modelo das políticas públicas sobre o tema em todos os níveis de governo. Um efeito direto dessa lógica é o encarceramento em massa de jovens envolvidos com substâncias psicoativas, tanto usuários quanto, principalmente, agentes do sistema que sustenta o tráfico de drogas, que atinge preferencialmente jovens negros e pobres, quase sempre submetidos a condições degradantes e insalubres de trabalho, segundo o site juventudescontraviolencia.org.br.

Presente na sessão, o prefeito Adão Carneiro, que compreendendo a importância do tema fez pessoalmente a articulação para que houvesse número suficiente em plenário para a aprovação do projeto. “Dentre os objetivos do nosso governo, certamente um dos mais importantes é a luta para que nossos jovens tenham uma vida saudável e longe das drogas”, destacou o gestor. [ASCOM/PMSFB]

Mudança se faz com trabalho | www.saofranciscodobrejao.ma.gov.br