São Francisco do Brejão - AGRICULTURA

Com o DAP, aumenta a produção na Vila São Bento

Os produtores da Vila São Bento receberam nesta quarta-feira, 17-jul-2019, os técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA) para a aquisição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) . Eles foram acompanhados pelo presidente da Associação dos Pequenos e Médios Produtores de São Francisco Brejão (Apemep) Juvenês Fernandes Melo e do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Valdinar Barros .

A agricultura Avenita de Moura Neres foi a primeira a ser atendida pelo técnico Lucas Norte . "Nós verificamos a regularidade no Cadastro Ambiental Rural (CAR) , os documentos pessoais e fazemos a verificação da área", explicou.

Nesta quinta-feira, 19, a partir das 9h, na sede da Secretaria da Agricultura, quem já obteve a DAP terá oportunidade de acessar recursos do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).

A Vila São Bento tem aproximadamente 50 produtores e a área tem na criação de porcos a principal atividade. "Cerca de 1.500 cabeças é o total deste tipo rebanho, somente aqui, além de outros tipos de criação e ainda hortifrutigranjeiros", diz Juvenês Melo.

O secretário Valdinar Barros disse que o desenvolvimento do pequeno e médio produtor "é uma das mudanças feitas com muito trabalho pelo prefeito Adão Carneiro "