São Francisco do Brejão - EDUCAçãO

Governo se reúne com alunos e pais na Escola Helena Miranda para tratar sobre o SAEB; agora são 14 mil em bolsas

São Francisco do Brejão/MA – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem sido uma das pautas prioritárias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Francisco do Brejão nestes últimos dias.

Assim como aconteceu na última semana na Escola Tobias Barreto, na sede; nesta quarta-feira, dia 03 de julho, o Governo Municipal manteve novo encontro. Dessa vez na Escola Helena Miranda, no distrito Trecho Seco.

Representando o Governo estiveram presentes o secretário municipal de Educação, professor Carlito Taveira, e técnicos da SEMED, a exemplo da professora Adriana Almeida – coordenadora-geral – que foi a mediadora na reunião, e os secretários Cleiton Gonçalves (Cultura), Dr. Júnior Mendes (Procuradoria) e Magno Siqueira (Gabinete), que representou o prefeito Adão Carneiro, que se encontra em São Luís, em agenda oficial.

Novidades

Agora, já não são mais 60 alunos contemplados como anunciado semana passada, mas, sim, 70 alunos “destaques”. Foram incluídos mais 10 alunos da Escola Justiniano Soares (Trecho Seco). Com isso, o incentivo financeiro do Governo passa de 12 para 14 mil reais. Serão 4 meses de aulas de reforço, com 70 alunos, recebendo bolsa de 50 reais ao mês. Ainda existe o investimento financeiro pago aos professores que ministrarão as aulas de reforço.

Depoimento

“Olha! Como mãe de aluna do 5º Ano [da Escola Justiniano Soares – Trecho Seco] só temos a agradecer a gestão municipal pelo apoio. Jamais nós teríamos como pagar aula particular para que nossos filhos pudessem disputar de igual para igual com alunos do Estado. Nós não temos condições. Estamos muito gratos”, destacou a senhora Maria Francilene, mãe da aluna Maria Eunice.

Nono encontro

O chefe de gabinete Magno Siqueira justificou a ausência do prefeito e disse que o gestor queria muito participar do encontro, e que um novo encontro será marcado para os próximos dias no Trecho Seco, com a presença do prefeito Adão Carneiro.

Escolas

As escolas contempladas são: Tobias Barreto, com 20 alunos de 5ª ano, e Raimundo de Moraes Barros, com 20 alunos de 9º ano (sede), Justiniano Soares, com 10 alunos de 5º ano, e Helena Miranda, com 20 alunos – sendo 10 de 5º e 10 de 9º ano (Trecho Seco).

Justificativa

O secretário de Educação, professor Carlito Taveira, informou que a legislação não permite que escolas que tenham salas multisseriadas sejam incluídas no processo, como é o caso da Escola Airton Senna do Brasil, por exemplo, na Vila João Palmeira. É uma regra.

Preocupação / Sonho

São Francisco do Brejão, durante anos “praticamente não aparecia” – ou aparecia muito aquém no ranking do IDEB/Maranhão. Na atual gestão, o município despontou em 5º lugar no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado. “Nós não podemos deixar o ‘bonde’ passar, essa é nossa hora. E o prefeito Adão Carneiro tem total consciência disso, e o Governo está fazendo sua parte”, destacou o secretário professor Carlito.

[Assessoria de Comunicação/PMSFB]